Museu ao Ar Livre recebe acadêmicos de Administração para aula prática

Os alunos da sexta fase do curso de Administração do Unibave participaram na última sexta-feira, 11, de uma aula prática no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, na disciplina de Logística e Gestão de Cadeia de suprimentos, ministrada pela professora Jacira Aparecida de Souza Wagner Zanatta.

A partir dos documentos da empresa Colonizadora Grão Pará, responsável pela colonização de imigrantes europeus em Orleans e região no início do século XIX, foi possível apresentar aos acadêmicos como se deu o processo de colonização e as dificuldades encontradas, entre elas o confronto entre os nativos (índios Xokleng) e os imigrantes europeus. Além disso, foi possível conhecer os modais existentes na região bem como a infraestrutura dos mesmos no decorrer dos anos.

Segundo a professora Jacira, na época, o transporte de cargas utilizava os modais rodoviários (carreta, carroça, carro de boi, mulas, entre outros), aquaviário (canoa, barcos, barcaças) e ferroviário (trem). Enquanto que atualmente a região do entorno do Unibave depende exclusivamente do modal rodoviário.

“A ação do homem sobre a natureza pode-se perceber que afetou consideravelmente esses meios de transporte, uma vez que não há mais rios navegáveis em Gravatal e Capivari, como aponta os documentos. Bem como o modal ferroviário que ligava Imbituba até Lauro Müller”, frisou Jacira.

Na oportunidade, os acadêmicos também puderam visitaram algumas unidades do Museu com luz de lamparina, vivenciando o modo de vida de uma época sem energia elétrica.