Diretora do Museu ao Ar Livre apresenta artigo no Fórum Nacional de Museus

A diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Boger Dorirgon, representou a instituição e apresentou um artigo no 7° Fórum Nacional de Museus – FNM que está sendo realizado no Centro de Eventos da PUC-RS, na cidade de Porto Alegre. O fórum iniciou no dia 30 de maio e segue até o dia 04 de junho na capital gaúcha.

A museóloga, Valdirene, apresentou o artigo “A Alimentação como Patrimônio Cultural: Experiência Educativa entre Museu e Escola” na última quarta-feira, 31. O trabalho foi selecionado na modalidade Apresentação Oral nas Comunicações Coordenadas, que é um espaço de intercâmbio para apresentação de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências, abrindo assim espaço para um debate de alto nível.

Segundo Valdirene, o artigo foi resultado de uma ação educativa desenvolvida entre Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e a Escola Barriga Verde – EBV em 2016. “A ação teve como objetivo ensinar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental sobre a história da alimentação no contexto do museu, relacionando o patrimônio cultural existente na região a um aprendizado lúdico e enriquecedor”, contou a museóloga.

O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram realiza a cada dois anos o Fórum Nacional de Museus – FNM com o objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus, consolidando as bases para a implantação de um modelo de gestão integrado dos museus brasileiros, por meio do Sistema Brasileiro de Museu.

O tema da edição deste ano do Fórum Nacional de Museus é uma recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções. Museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil estão participando do evento.