Museu ao Ar Livre promove ação educativa para alunos da Escola Barriga Verde

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel recebeu na tarde da última quarta-feira, 21, duas turmas de alunos da Escola Barriga Verde – EBV que tinham o intuito de abordar e aprofundar conteúdos estudados em sala de aula por meio de ações educativas com o acervo do museu.

A primeira visita, no início da tarde, foi feita pela turma do terceiro ano, que tinha o intuito de conhecer a alimentação dos brasileiros no passado comparando a atualidade, além de poder compreender a alimentação como fonte histórica e patrimônio cultural da sociedade. Dessa forma, a visita foi feita na Casa do Colono, onde os alunos conheceram o modo de vida representado naquele espaço e a alimentação que fazia parte do cotidiano de outras épocas.

A equipe do museu demonstrou o processo de preparo de alguns alimentos típicos da região feitos no fogão à lenha, como pinhão e o nego deitado (um bolo de farinha de milho assado em folha de bananeira). A atividade complementou o conteúdo estudado pelos alunos na disciplina de História, ministrada pela professora da turma, Juciélli Mattos.

Em seguida, a visita foi realizada pela turma do segundo ano da EBV com o propósito de aprofundar o conhecimento do conteúdo da aula de Geografia, lecionada pela professora Vanessa Thatiana Silva de Andrade. Assim, os alunos visitaram a Casa do Colono para conhecer os tipos de moradia de antigamente.

Nesta ação os estudantes vivenciaram uma encenação, no qual uma nona mostrou os cômodos e funcionamento dos objetos da casa, eles puderam compreender as mudanças ocorridas nas moradias com o passar dos tempos, fazendo um comparativo dos cômodos de uma casa atual e de antigamente.

Segundo a diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, “o principal objetivo destas ações educativas serem realizadas no museu é de melhorar a fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula pelos professores, entretanto todas essas ações contribuem para a preservação do patrimônio cultural existente no Museu ao Ar Livre”, destacou Valdirene.