Unidade do Museu ao Ar Livre usa métodos técnicos científicos para restauro de objetos

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, localizado no município de Orleans, conta com um espaço para conservação de bens culturais móveis, o Lacor – Laboratório de Preservação, Conservação e Restauro. Nesse espaço são realizados os trabalhos de conservação do acervo do próprio museu e trabalhos de restauração para a comunidade, empresas ou instituições. O laboratório possui estrutura e profissionais especializados para trabalhar com objetos em suporte de madeira, tela, papel e cerâmica. Quando necessário, exames, análises ou testes mais específicos são realizados em parceria com os laboratórios do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. Conforme o conservador e restaurador do laboratório, Idemar Ghizzo, o Lacor recebe imagens sacras em vários fragmentos, sendo necessário uma pesquisa para identificar a sua iconografia e assim iniciar o processo de reintegração, para posteriormente realizar as demais etapas de restauro, como por exemplo, higienização, consolidação, estuque, nivelamento e finalizando com os retoques pictóricos. “O laboratório também desempenha um papel de apoio à qualificação dos estudantes de diferentes cursos do Unibave, bem como aos programas de pesquisas envolvidos com a história, preservação e valorização do patrimônio cultural”, completou Ghizzo. O tempo para realizar o restauro de um objeto ou imaginária sacra depende do estado de conservação, do tamanho e do suporte. As pessoas interessadas nesse serviço podem entrar em contato pelo telefone (48) 3466-5611.