Acadêmicas de Pedagogia participam de ação interdisciplinar no Museu

Na noite da última sexta-feira, 16, por meio do Projeto Articulador "Encontro entre Culturas" as acadêmicas da terceira fase do curso de Pedagogia do Unibave vivenciaram performances no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel que foram elaboradas e dramatizadas pela turma da quinta fase a partir de pesquisa em documentos relacionados ao cotidiano da implantação das colônias sul-catarinenses no final do século XIX. Sob a luz de lamparinas as acadêmicas foram guiadas pelos espaços do museu e presenciaram as encenações, finalizando com um pequeno debate entre as turmas, orientadas pelas professoras Beatriz Donadel e Idê Maria Salvan Macari. O objetivo da atividade foi sensibilizar as acadêmicas ao “choque cultural” entre imigrantes europeus e indígenas, problematizar os convívios estabelecidos, e dar visibilidade à complexidade de narrativas que contam e recontam estas Histórias. Conforme a professora Beatriz, esta é a primeira etapa do projeto que foi um momento de integração entre as turmas, as professoras e os profissionais do museu. “As performances apresentadas demonstraram a autonomia das acadêmicas na elaboração e o cuidado na introdução dos assuntos envolvidos. Foram momentos prazerosos, isso estimulou a percepção das problemáticas relacionadas ao tema e seu debate", ressaltou a professora. Dentre os objetivos do Projeto Articulador "Encontro entre Culturas", que envolve as disciplinas de "História e Processos educativos" e "Didática", destacam-se a pesquisa e o conhecimento dos temas da História Regional, além da elaboração de planos de aula inovadores que trabalhem conteúdos contextualizados regionalmente para as crianças do Ensino Fundamental I.