Museu ao Ar Livre e Unibave realizam ações sobre Cultura Indígena

Entre os dias 5 e 21 de abril, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel desenvolveram atividades e ações sobre a Cultura Indígena. Há alguns anos o museu e os núcleos do Unibave, Núcleo de Estudos Afro e Indígena – NAI e Núcleo de Arte e Educação – NAED, trabalham juntos para oferecer a comunidade acadêmica e as escolas da região uma diversidade de atividades que contemplam a cultura indígena, com foco na cultura dos povos Xokleng, Guarani e Kaingang, indígenas de Santa Catarina. Neste ano, foram realizadas rodas de conversa com acadêmicos do Unibave e com o Grupo de Escoteiros Serra do Rio do Rastro. Oficinas de cerâmicas com técnicas indígenas, para estudantes, acadêmicos de licenciatura (com foco no trabalhar a prática em sala de aula) e para o grupo de idosos do programa de extensão Unidoso do Unibave. “Histórias contadas sobre “os bugres”, assim chamados pelos idosos que estavam presentes, foram socializadas e reflexões sobre a visão que se tem do indígena foi o debate no Programa Unidoso, destaca a integrante do NAI, Rosani Hobold Duarte. Na Semana da Cultura Indígena, de 18 a 21 de abril, foi realizada a abertura da exposição “Indígenas e Imigrantes na Colônia Grão Pará”, que apresenta elementos da cultura indígena, como técnicas e habilidades para sua subsistência e o quanto essas práticas continuaram presentes no dia a dia dos imigrantes europeus, ao ocuparem a região sul catarinense. Outras atividades também foram desenvolvidas no espaço educativo da Casa Subterrânea Indígena, localizada no campus do Unibave, com grupos de estudantes do Ensino Infantil até o Ensino Superior, onde puderam conhecer um dos exemplos de moradia indígena, que habitavam regiões serrana e planalto. A exposição ficará aberta ao público que visita o museu até o mês de junho, nos horários de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h30min às 18h, aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h30min. Para visita de grupos é solicitado o agendamento.