Entrada gratuita no Museu ao Ar Livre em comemoração aos 38 anos de história

Nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, localizado anexo ao campus do Unibave, completa 38 anos de história. Em comemoração ao aniversário da instituição e também do município de Orleans, que é celebrado na mesma data, a entrada para visitação no Museu ao Ar Livre será gratuita nesta quinta-feira. As visitas podem ser feitas das 9h às 17h. O espaço foi inaugurado no ano de 1980, por meio da proposta inicial do Padre João Leonir Dall’alba, que tinha o intuito de preservar os testemunhos materiais, histórias e memórias referentes ao processo de colonização de Orleans e região, para que as gerações futuras pudessem conhecer o modo de vida dos colonizadores. A expressão “ao ar livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, o primeiro do gênero na América Latina, destacando o modo de vida dos colonizadores no início do século XX. Residência, igreja, moinhos, galpões, indústrias artesanais, o intuito é conservar um ambiente de contemplação e estudos. Instalado em uma área de 20 mil metros quadrados, o museu é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde – Febave. O local conta com 13 unidades que mostram o trabalho de atividades realizadas no período colonial, como a Ferraria, a Atafona, a Serraria e o Engenho de Farinha de Mandioca. O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel também conta com um acervo documental, geológico, etnográfico e arqueológico, que possibilita o estudo e a pesquisa de cientistas e pesquisadores, além de possuir um espaço para conservação de bens culturais móveis, o Lacor – Laboratório de Preservação, Conservação e Restauro. O local recebe grupos de visitantes e pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo, atende também professores do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e outras instituições de ensino que utilizam do espaço para realizar aulas com os acadêmicos dos mais diversos cursos. Anualmente, são desenvolvidas atividades educativas e culturais para diversos públicos; entre elas, destacam-se: a Semana da Cultura Indígena e os eventos de nível nacional, como a Semana Nacional de Museus, com o intuito de comemorar o Dia Internacional de Museus, bem como a Primavera de Museus, temporada cultural coordenada pelo Ibram– Instituto Brasileiro de Museus. Unidades do Museu ao Ar Livre: As construções, de características tradicionais, abrangem: capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, oficinas artesanais, marcenaria, atafona, balsa, ferraria e monjolo, incluindo as rodas d’água.