Patrimônio do Museu ao Ar Livre vira tema de aula de história

Na última sexta-feira, 05, os acadêmicos da 1ª fase dos cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, na disciplina de História da Educação, ministrada pela professora, Beatriz Donadel, realizaram uma aula, utilizando o acervo do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel como elementos de discussão. O tema da aula foi “Patrimônio e pesquisas em história da educação no Brasil”, por meio da apresentação de acervos documentais e tridimensionais, abordou-se temas como patrimônio, monumentos históricos, patrimônio imaterial e diferentes tipos de patrimônios, como o arqueológico, o etnográfico e bibliográfico. Também se evidenciou os patrimônios constituídos pelos imigrantes europeus, indígenas e afro-brasileiro. “Foram apresentados exemplos da diversidade e da variedade de temas que a história da educação abrange e que possam abrir perspectivas de pesquisas e produções acadêmicas nesta área”, ressalta a professora, Beatriz Donadel. A atividade contou com a participação da coordenadora do museu, Valdirene Böger Dorigon, que apresentou o espaço da casa de Pedra e auxiliou na atividade. “O Museu é um laboratório para todos os cursos do Unibave, apresenta varias possibilidades de pesquisas e atividades que podem ser desenvolvidas em seu espaço” destaca Valdirene.