Obras de Manutenção do Museu ao Ar Livre somam mais de 30 mil reais

A Fundação Educacional Barriga Verde – Febave realizou nos primeiros meses de 2019 uma série de investimentos em manutenção e conservação de unidades do acervo do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. As obras foram realizadas pelo setor de manutenção e infraestrutura da instituição, somando um investimento de R$ 31.814,00. A intervenção foi necessária para que o local pudesse receber visitantes com segurança bem como a preservação do acervo referente ao processo de beneficiamento da cana de açúcar. O projeto teve início com a a troca da estrutura do telhado da Unidade Atafona, finalizando em meados de janeiro de 2019. O local abriga equipamentos manuais e hidráulicos (movidos à roda d’água) utilizados no beneficiamento de cereais pelos colonos. Já a unidade do Engenho de cana de açúcar, necessitou reparos em toda a sua infraestrutura, em função da construção ser toda em madeira e estar danificada pelo ataque de insetos xilófagos (cupim e broca). Interditado para a visitação há alguns meses, reabrindo para visitação do público no mês de março. “É importante salientar, que o museu é um patrimônio cultural, deve ser preservado e por isso as características construtivas das edificações foram mantidas, assim como o acervo das unidades passou por um processo de higienização, realizado pelos técnicos da área de conservação do museu”, destacou a coordenadora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.