Acadêmicos de Agronomia conhecem métodos de medição do século XIX em aula realizada no Museu ao Ar Livre

No sábado, dia 27, acadêmicos da 8ª fase do curso de Agronomia do Centro Universitário Barriga Verde - Unibave realizaram uma aula prática no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. A atividade fez parte da disciplina de Medições, Avaliações e Perícia, ministrada pelo professor Mário Sergio Bortolato. Na oportunidade, foi realizada a apresentação de algumas técnicas utilizadas medição não padronizadas, com anotações feitas na região sul catarinense, tomando como base peças do acervo do Museu. A atividade aconteceu na Casa de Pedra, e contou com a participação do museólogo Idemar Ghizzo apresentando algumas formas de medidas de peso, volume e comprimento utilizadas no período da colonização, como as medidas de grãos, a braça, o balaio, a balança e a randa. Os alunos ainda viram as cadernetas de campo utilizadas para anotações dos engenheiros agrimensores da Empresa Colonizadora Grão-Pará para demarcações de terras no século XIX. “O objetivo da aula no Museu ao Ar Livre foi fazer com que os alunos compreendam a dificuldade de realizar a medição dos primeiros imigrantes da região Sul de Santa Catarina”, destaca o professor Mário Sergio.