Museólogo e professor do Unibave ministra curso em Chapecó

O curso em Conservação de Acervos Bibliográficos, contemplado no Edital de Linguagens 2019, da Secretaria de Cultura de Chapecó, aconteceu entre os dias 01 e 03 de outubro no Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito – CEMAC e foi idealizado pelas historiadoras Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow. O curso foi ministrado pelo museólogo do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e professor do Unibave, Idemar Ghizzo. Ele atendeu, gratuitamente, 30 profissionais de bibliotecas, fundações culturais, arquivos e museus do município de Chapecó e região. O objetivo foi instruir os participantes para a realização de procedimentos básicos de preservação e conservação de acervos bibliográficos, por meio de uma abordagem teórica e prática. Eles receberão certificados emitidos pelo Unibave. “O curso proporcionou que os profissionais da área possam solucionar alguns problemas em seu local de trabalho, utilizando técnicas adequadas e atuando na preservação e conservação dos acervos bibliográficos”, pontua Idemar, que também destaca a importância dos editais voltados para a área cultural, que dão acesso de forma gratuita para as pessoas que tem interesse em profissionalizar-se na área. “A proposta do curso foi alcançada com sucesso. O professor Idemar tem muitos anos de experiência nessa área, multiplicando conhecimentos e práticas sobre conservação e preservação dos bens culturais importantes para a história e cultura de Chapecó e região”, ressaltam as historiadoras.