Os acadêmicos da 5ª fase de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) tiveram acesso, nesta segunda-feira (01/04), aos arquivos históricos da imigração, que mostram o choque de grupos humanos na nossa região. A atividade foi na Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, durante a disciplina Psicologia Social, lecionada pela professora Sara da Silva Böger.
Conforme a professora, os 35 estudantes tiveram a oportunidade de analisar a relação de construção de identidade dos grupos de imigrantes e os conflitos na relação com os nativos indígenas. Os museólogos Valdirene Böger Dorigon e Idemar Ghizzo fizeram a exposição e apresentação de documentos e objetos que fazem parte do acervo do Museu.
Os alunos tiveram contato com convite e divulgação do processo de imigração, registro do deslocamento dos grupos imigrantes, registros de dificuldades da fixação no território e na relação com a empresa de imigração, documentos que orientavam a relação com os nativos indígenas, recibos de pagamento dos bugreiros e fotos dos últimos indígenas presentes na região.
“Foi muito produtivo. Eles puderam compartilhar histórias dos familiares, relatando sobre os vestígios dos povos originários encontrados em suas terras, como pontas de flechas e lanças dos Xokleng que eram usadas para caçar”, relatou a professora.