Espaço de Memória do Chapadão deve ser inaugurado no próximo mês

Os técnicos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) estiveram, essa semana, participando da reunião da Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra Catarinense (Apolsca), para apresentar e discutir o conteúdo do Espaço de Memória do Chapadão. A previsão de inauguração é para o dia 12 de dezembro, e o encontro foi na propriedade do morador Lorvalino Saccon.

“Por meio das pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisa com os moradores da comunidade, estamos elaborando o layout expositivo do Espaço de Memória do Chapadão”, informa a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

O projeto Espaço de Memória do Chapadão está sendo desenvolvido com recurso do Termo de Fomento da Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, repassados para a Apolsca, que será a mantenedora do Espaço.

Conforme o presidente da Associação, Luis Gaizinski Slachta, participar do desenvolvimento do projeto vem sendo uma viagem ao passado. “Nós conhecemos um pouco mais da história da comunidade a cada conversa com um morador mais de idade, a cada foto e a cada objeto”, revelou.

Segundo ele, a receptividade dos moradores vem sendo positiva, assim como empenho dos Museólogos do Museu, Idemar Ghizzo e Valdirene. “Está sendo um bom trabalho para salvaguardar a história da comunidade”, disse.

@museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 3466-0011 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE