Os técnicos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) estiveram, essa semana, participando da reunião da Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra Catarinense (Apolsca), para apresentar e discutir o conteúdo do Espaço de Memória do Chapadão. A previsão de inauguração é para o dia 12 de dezembro, e o encontro foi na propriedade do morador Lorvalino Saccon.
“Por meio das pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisa com os moradores da comunidade, estamos elaborando o layout expositivo do Espaço de Memória do Chapadão”, informa a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.
O projeto Espaço de Memória do Chapadão está sendo desenvolvido com recurso do Termo de Fomento da Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, repassados para a Apolsca, que será a mantenedora do Espaço.
Conforme o presidente da Associação, Luis Gaizinski Slachta, participar do desenvolvimento do projeto vem sendo uma viagem ao passado. “Nós conhecemos um pouco mais da história da comunidade a cada conversa com um morador mais de idade, a cada foto e a cada objeto”, revelou.
Segundo ele, a receptividade dos moradores vem sendo positiva, assim como empenho dos Museólogos do Museu, Idemar Ghizzo e Valdirene. “Está sendo um bom trabalho para salvaguardar a história da comunidade”, disse.