Colaboradores do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, de Lauro Müller, estiveram esta semana com técnicos do Museu ao Livre Princesa Isabel (Malpi), para elaboração da produção de fichas para documentação. Durante o encontro, a Política de Gestão de acervos também esteve em pauta.
Conforme o museólogo Idemar Guizzo, as fichas são necessárias para a documentação museológica. “A partir delas, o Ecomuseu poderá receber objetos para compor o seu acervo. Depois, esses objetos passarão por uma Comissão de Acervo, que fará uma análise do objeto, se deve ou não ser integrado”, comentou.
Estiveram reunidos a diretora do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, Ana Cristina Corrêa de Melo, a colaboradora da Secretaria de Turismo e Cultura, Luciana Paz Martins, a diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, além do museólogo Idemar Ghizzo.
Segundo Valdirene, a gestão de acervos é indispensável para a organização e o gerenciamento das instituições museológicas. “São demandas relacionadas à aquisição, documentação, conservação, salvaguarda dos acervos adquiridos ou a serem adquiridos”, comenta.
Assessoria técnica
O Unibave, por meio do Malpi, presta assessoria técnica ao Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, que pertence à prefeitura de Lauro Müller. As reuniões são mensais, conforme o termo de colaboração assinado no mês de março, com a finalidade de orientar e propor soluções para a direção e os colaboradores do Ecomuseu.