A equipe técnica do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) recebeu essa semana o projeto Paisagismo e Requalificação do Museu, elaborado pelo escritório Land 5. A arquiteta Michelle Benedet e a engenheira agrônoma Juliane Benedet, estiveram na Casa de Pedra apresentando o projeto.
Para essa elaboração, foram necessárias cinco etapas: um estudo preliminar de paisagismo; anteprojeto de paisagismo; projeto executivo de paisagismo; projeto luminotécnico dos espaços abertos do Museu e andar térreo da Casa de Pedra; projeto executivo de reforma e arquitetura de interiores da área de recepção do Museu.
Conforme a engenheira agrônoma, Juliane Benedet, o conceito do projeto levou em consideração dois aspectos. “As paisagens que os colonizadores viram, inspiradas em uma passagem das Cartas Jesuíticas (1550-1568), descrevendo a paisagem observada no Brasil, e também a organização do quintal dos colonos, caracterizado por pomares e hortas, que são dispostos em canteiros geométricos e cercados com plantas trepadeiras”, explica.
O projeto prevê um espaço para horta, com plantio de hortícolas e ervas medicinais, implantado ao lado da Casa do Colono, e um jardim de rosas na parte frontal, remetendo a uma característica típica das casas de colonos.
“O projeto contemplou, ainda, áreas de estar para que os visitantes possam passar mais tempo desfrutando do museu, assim como área de eventos, como aulas de yoga”, explica a arquiteta e urbanista, Michelle Benedet. No lago, estão projetados uma área de anfiteatro, com bancos no gramado, deck e um palco, em forma de embarcação, em homenagem aos primeiros colonizadores que chegaram na região no navio.
Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, como o Museu é tombado, foi encaminhado um requerimento para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que analisará o projeto. “Após a autorização, poderemos ir em busca de recurso para a sua execução”, destaca a diretora.
O projeto de paisagismo e requalificação do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é fruto do termo de fomento 004/2022, firmado entre o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), por meio da Febave, com a prefeitura de Orleans, cujo objetivo é custear as despesas da elaboração do projeto.