O Laboratório de Preservação, Conservação e Restauro (Lacor) do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) vai realizar o restauro do pórtico da entrada principal do município de Orleans. O contrato de prestação de serviço foi assinado esta semana e o prazo para conclusão dos trabalhos é para o mês de agosto.
O valor do contrato é de R$ 16.500, divididos em três parcelas. O monumento foi erguido para marcar o centenário da cidade e contém imagens esculpidas na pedra, que faz parte do conjunto de obras do artista José Fernandes, popularmente conhecido como Zé Diabo. Nele são representadas cenas históricas, como a colonização e a passagem da estrada de ferro, com painéis esculpidos em alto relevo.
“Manter o pórtico conservado é essencial para a receptividade dos munícipes e apreciação dos visitantes. Além de ser um marco histórico, o pórtico é ponto de referência para localização”, comentou o conservador e restaurador do laboratório, Idemar Ghizzo.
Segundo ele, o restauro do pórtico é uma forma de preservar o patrimônio cultural de Orleans. “Vamos neutralizar as oxidações dos metais. Removendo a sujeira e preparando a base para a pintura final conforme as cores e tipologia de tinta existente”, explicou Idemar.