Três totens informativos foram instalados nesta quarta-feira (23/06) nas Esculturas do Paredão, em Orleans. O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre a prefeitura de Orleans, por meio dos departamentos de Turismo e Cultura, e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).
O trabalho de pesquisa e design dos totens foram desenvolvidos pelos profissionais do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, os museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Bőger Dorigon. Os dispositivos informativos apresentam detalhes sobre o desenvolvimento do projeto de esculpido no paredão de rocha, da extinta Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina (EFDTC). Além de informações referentes aos painéis esculpidos, com dados básicos e as dimensões de cada um.
O prefeito de Orleans, Jorge Koch, acompanhou a instalação. “Importante que os moradores de Orleans e os visitantes possam conhecer melhor a história das Esculturas do Paredão. Isso valoriza, ainda mais um dos principais atrativos culturais e turísticos de nosso município”, disse.
Para o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, a obra é um bem de toda comunidade e merece destaque “É satisfatório ver um cuidado com esta obra tão significativa para cidade e região. Temos um potencial turístico muito interessante e as melhorias farão a diferença”, destacou.
Coluna White
Informações sobre a formação geológica do local também estão disponíveis nos totens. Conforme Idemar, o local é considerado o marco zero da chamada Coluna White, resultado de um trabalho executado pelo geólogo Israel Charles White. O trabalhou foi realizado entre os anos de 1904 e 1906, na região da Serra do Rio do Rastro. Esta coluna é considerada uma coluna geológica clássica do antigo supercontinente Gondwana no Brasil.
A publicação do seu relatório em 1908, em inglês e português, e que ficou conhecido como “Relatório White”, foi um grande marco para o conhecimento da geologia da bacia do Paraná. A serra do Rio do Rastro, onde a Coluna White está localizada, possui grande beleza de paisagem e foi classificada como um dos sítios geológicos brasileiros pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.