O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, esteve em Brusque nos dias 31 de maio e primeiro de junho, participando da programação da Festa della Republica Italiana. O museólogo Idemar Ghizzo representou a Instituição e participou do lançamento do “Livro Colônia Azambuja: L’Immigrazione italiana nelSuddi Santa Catarina”, na qual é co-autor.
O livro, que está no idioma italiano, foi lançado na Itália, recentemente, numa parceria entre o Unibave, Museu ao Ar Livre, Epagri e Instituto Crespi. Ainda foram feitas quatro exibições do filme “Azambuja: A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”, que teve cenas gravadas nas dependências do Museu ao Ar Livre.
Conforme o diretor do Instituto Crespi, Márcio Fumagalli, a presença do Unibave no Vale do Itajaí vem estreitar as relações das duas comunidades italianas. “Unindo as semelhanças entre a ‘Colônia Itajahy – Príncipe Dom Pedro’ (1875), que seria a atual Brusque, e a ‘Colônia Azambuja’ (1877) e fortalecendo projeções futuras entre as duas regiões”, comentou Fumagalli.
O evento ainda contou com a presença do presidente do Instituto Crespi, Newton Patrício Crespi. O evento é organizado pelo Instituto Crespi, em Brusque, e marca a data do referendo institucional para definir a forma governamental na Itália, após a Segunda Guerra, ocorrido em 2 e 3 de junho de 1946.