O “2º Café Cultura – Arte para Todos” encerrou, nesta sexta-feira (19/05) a 21ª Semana Nacional de Museus, que esse ano teve como tema Museus, Sustentabilidade e Bem-estar. O evento organizado pelo Departamento de Cultura da prefeitura de Orleans teve uma edição especial homenageando os espaços museológicos do município de Orleans. O evento foi no Centro de Convivência da Terceira Idade e contou com a participação da população e dos fazedores de cultura do município.
Para a diretora de Cultura de Orleans, Juliana Natal, o evento superou as expectativas. “As pessoas aderiram a proposta e percebemos o quanto eventos como esses são importantes e contribuem para a identidade cultural de um grupo humano”, comentou. Segundo ela, muitas pessoas não tinham conhecimento dos três museus, o que segundo ela foi ponto imprescindível.
O evento contou com uma Roda de Conversa, com a participação dos Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), Valdirene Böger Dorigon e Idemar Ghizzo; com a representante do Museu Padre Vitório Pozzo, Joelma Maria Bianco, e do representante Memorial do Chapadão, o Luis Schlacta. Depois o poeta Gustavo Cechinel recitou para os presentes e a noite ainda teve apresentação da Camerata di Venezia, de Nova Veneza. A apresentação da Camerata di Venezia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (MINC).
O 2º Café cultura, é um evento promovido pela Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (MPC), com apoio do Museu ao Ar Livre, Secretaria de Assistência Social, Programa de Desenvolvimento Local (Del) e Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).