Acadêmicos descobrem suas origens em pesquisam no Centro de Documentação do Museu ao Ar Livre

25 de agosto de 2023

As acadêmicas da 4ª fase de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) tiveram a oportunidade de pesquisar no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). A atividade foi de leitura de documentos, entre cartas, relatórios, mapas e, com base nas informações, as acadêmicas identificavam dados referentes a datas, período de governo, resumo do documento, contexto histórico e geográfico.

A acadêmica Natália Brolez, que reside no município de Grão-Pará, viu a importância no exercício não somente para vida acadêmica mas também para sua vida pessoal. “O que mais chamou atenção foi a lista de passageiros de imigrantes”, afirmou, relatando que alguns colegas identificaram seus descendentes. Segundo ela, nunca teve acesso em sala de aula a documentos sobre a Colônia Grão-Pará.

Conforme o professor da disciplina de Metodologia de História, Rodrigo da Rosa, a visita ao arquivo foi uma experiência enriquecedora e profundamente significativa. “Essa oportunidade de mergulhar nas páginas do passado e explorar documentos, registros e materiais antigos nos proporcionou uma conexão tangível com as raízes da educação e a evolução das práticas pedagógicas ao longo do tempo”, comentou.

A diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, lembra que a consulta aos arquivos é gratuita e está disponível para qualquer cidadão, mediante agendamento junto a direção, que pode ser feito pelo telefone (48) 3466-5611 ou pelo e-mail museuaoarlivre@unibave.net.

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE