Açude do museu é esvaziado para manutenção

açudeO açude do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), de Orleans, foi esvaziado para desassoreamento. Para evitar que o local volte a ser assoreado, um trabalho de contenção da margem será realizado. Os peixes, que estavam no açude, foram transferidos para o açude próximo à capela. A previsão é que a obra seja concluída no próximo mês.

Conforme a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon, com o projeto da troca das calhas d’água, que está sendo executado, já se fez a manutenção no açude. “Estamos aproveitando o momento”, afirma a diretora.

Conforme o engenheiro do Unibave, Junior Serafim Correa, o objetivo é aumentar um metro na profundidade do açude. “Queremos fazer a contenção nas laterais com estacas de madeira para evitar que laterais não vão erodindo, passando para o fundo do açude”, explicou. A ideia é que o açude volte a ter profundidade média de três metros.

O trabalho de desassoreamento será feito em parceria com a prefeitura municipal de Orleans.

Manutenção das Calhas

Além da manutenção do açude, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel está finalizando as obras de trocas de tábuas das calhas que distribuem água para as unidades. As duas rodas d’água também estão sendo restauradas. “As obras de conservação na estrutura do Museu estão sendo realizadas respeitando as técnicas construtivas da época”, destaca Valdirene.

O projeto de Conservação de Unidades do Museu está sendo realizado com recursos repassados por um termo de fomento com a Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, no valor de R$ 50 mil. A previsão é de que as obras sigam até dezembro. Em contrapartida, a instituição realizou uma capacitação para os professores da rede pública municipal de ensino de Orleans.

@museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 3466-0011 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE