Alunos do quinto ano conhecem história da colonização no Museu ao Ar Livre

Aproximar os alunos da realidade local. Esse foi o objetivo da aula de história para a turma do quinto ano do Colégio Unibave. Os alunos vêm estudando a colonização e a imigração no Brasil, e tradicionais livros de história, na maioria das vezes, trazem informação sobre a colonização nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E como isso aconteceu na nossa região? Pois bem, foi essa indagação que levou a professora Solange Cargnin até o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi).

Esta semana eles estiveram na Casa de Pedra e puderam ter uma aula consultando documentos da época dos colonizadores. “Pensamos em aproximar. Tratar da colonização da nossa região, em específico o município de Orleans”, explicou a professora Solange. Na aula de ontem, os pequenos puderam entender como os imigrantes vieram da Europa para o Brasil. “Eles tiveram contato com documentos de registro. De como os imigrantes ficavam sabendo que aqui tinham terras e como essas terras eram divulgadas. É uma forma de aproximá-los da realidade”, analisa a professora.

A aula desta semana foi ministrada pela diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon, que trabalhou a história da colonização no município de Orleans e a herança de Dom Pedro para a princesa Isabel, assim que ela se casou com o Conde d’Eu. A diretora do Malpi ainda fez uma atividade por meio de fotografias, comparando as casas, as primeiras igrejas com as existentes nos dias atuais.

Na semana passada, eles visitaram o Museu com a diretora de Cultura do Unibave, Edna Furlan, caracterizando-se de colona e fazendo um comparativo da rotina do dia a dia da época com os atuais.

@museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 3466-0011 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE