Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre, de Orleans, passa por obras de drenagem

Um sistema de drenagem está sendo executado na Casa de Pedra, edificação anexa ao Museu ao ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. O objetivo é dar escoamento e eliminar a água, que fica represada embaixo da Casa. O acumulo danificando o assoalho de madeira do espaço.

Segundo os técnicos que trabalham no local, em dias chuvosos o volume de água aumenta, provocando mais unidade, danificando os barrotes, causando mofo e manchas nas paredes. Neste momento, profissionais estão removendo o assoalho e os barrotes do primeiro piso, para instalação dos tubos de drenagem perfurados, conhecidos também como drenagem francesa.

A água do local será encaminhada para rede de drenagem pluvial que existe no entorno do prédio. Além disso, alguns barrotes serão substituídos por peças tratadas contra cupins e impermeabilizante. O mesmo tratamento será realizado no assoalho, antes de ser lixado.

A museóloga Valdirene Böger Dorigon, explica que a realização da obra só foi possível, graças ao Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura. O valor do prêmio é de R$ 30 mil, que a Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE), mantenedora do Museu, recebeu em 2020. Segundo ela, o projeto visa conservar o patrimônio arquitetônico. “Estamos estabilizando o agente de degradação, que por consequência vai preservar o acervo museológico, arquivístico e bibliográfico, salvaguardado no local”, comentou Valdirene.

Na Casa estão documentos, objetos, mobílias, vestuários, livros raros, fotografias, artesanatos e outros bens pertencentes aos indígenas e aos colonizadores da região. Parte do acervo é tombado em nível federal e estadual.

Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo
Orleans - SC
(48) 3466 0011
(48) 3466 5611
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE