Comitiva italiana visita o Museu ao Ar Livre

24 de setembro de 2026

Uma comitiva com quatro pessoas da região de Treviso, na Itália, esteve nesta quarta-feira no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans. O grupo veio conhecer o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), do Museu, que contém documentos que ligam a história dos dois países.

Para o colaborador do Unibave, museólogo e pesquisador sobre a imigração no Sul de Santa Catarina, Idemar Ghizzo, a visita reafirma a posição no circuito de pesquisas e estudos sobre a história e a cultura da imigração italiana no Sul de Santa Catarina. “Nossa instituição confere ampla visibilidade ao município de Orleans, impulsionando o Turismo de Raiz, que conecta a região às suas origens na Itália”, afirma.

A diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, lembra que a instituição recebe todos os anos comitivas internacionais, em especial da Itália. Os visitantes da Associazione Internazionale Trevisani Nel Mondo ainda fizeram a entrega de uma carta de agradecimento pela dedicação e pela preservação da história da emigração, junto com livros, CD de música e uma bandeira da associação. “Ter o reconhecimento dessas instituições demonstra o valor do nosso trabalho à frente do Museu”, comentou a diretora.

Estiveram na recepção da comitiva, além da diretora do Museu e do museólogo Idemar, o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, e o pró-reitor administrativo e de Inovação, Dimas Ailton Rocha. Já por parte da comitiva Trevisani nel Mondo, estiveram o presidente Franco Conte; o vice-presidente, Mario Algeo; a Sezione di Cordignano, Livio de Pin; e o Sezione di Istrana, Valentino Sartor. Ainda estiveram acompanhando a comitiva a jornalista e diretora de Cultura de Urussanga, Eliana Maccari, e o membro do grupo Amici della Polenta, Sergio Maccari.

Logo depois, a comitiva, que visitou outros municípios na região, ainda esteve na Cachaçaria d’Conde.

 

 

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE