Curso Técnico em Enfermagem realiza aula no Centro de Documentação Histórica Plinio Benício

O papel da enfermagem no processo de colonização foi o tema da aula da turma de primeira fase do Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Unibave. Os alunos estiveram no Centro de Documentação Histórica Plinio Benício (CEDOHI), nas dependências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, na última quarta-feira (14/04).
A aula contou com a participação da diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, que apresentou vários documentos relacionados a Colônia Grão-Pará, com enfoque no papel do Enfermeiro no processo, datado do final do século XIX.
Foram apresentados relatórios de médicos e de enfermeiros, livros de anotações dos atendimentos realizados, de medicamentos utilizados, assim como a evolução de pacientes, além de documentos de viagem dos imigrantes europeus e da recepção em terras brasileiras. Conforme Valdirene, a empresa colonizadora tinha a preocupação em dar auxílio médico e de enfermagem aos colonizadores e outras orientações relacionados a saúde das pessoas, para a sobrevivência dos colonos e o bom andamento da colônia.
“São fatos históricos que colaboram para o aprendizado dos alunos”, disse a professora Karla Pickler Cunha, que ministra a disciplina de história, ética e legislação em enfermagem para o curso técnico.

Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo
Orleans - SC
(48) 3466 0011
(48) 3466 5611
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE