Equipe do Museu ao Ar Livre realiza visitas técnicas a instituições de preservação documental em Florianópolis

23 de junho de 2026

Uma equipe formada por quatro profissionais do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, realizou visitas técnicas ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e ao Arquivo Público de Santa Catarina, em Florianópolis. A atividade, realizada na sexta-feira, dia 19, teve como objetivo conhecer experiências e buscar informações técnicas que possam contribuir para a organização, preservação e disponibilização do acervo documental e fotográfico do Museu.

Segundo a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, as visitas ampliaram o conhecimento da equipe sobre práticas de preservação documental e gestão de acervos históricos.

“Os dois encontros foram muito esclarecedores e necessários, pois estamos em busca de informações técnicas para definir a melhor forma de organizar e disponibilizar as fotografias e os documentos do Museu, especialmente os registros históricos relacionados à Colônia Grão-Pará”, destaca.

Conforme Valdirene, a iniciativa faz parte dos esforços do Museu ao Ar Livre para fortalecer a preservação da memória regional e ampliar o acesso da comunidade ao patrimônio documental sob sua guarda.

Além de Valdirene, participaram das visitas os museólogos Idemar Ghizzo e Rosani Hobold Duarte, o diretor de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Paulo André Doneda Jung, o arquivista Felipe Daniel Fernandes Navarro e os colaboradores do Centro de Memória e Documentação da Unesc (Cedoc), Paulo Sérgio Osório e Liziane Acordi.

Visitas

No Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a equipe conheceu a estrutura da instituição, os métodos de conservação e o sistema utilizado para a guarda de documentos e fotografias históricas. A visita foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz Nilton Corrêa.

No Arquivo Público de Santa Catarina, o grupo conheceu os procedimentos adotados para o arquivamento de documentos, desde o recebimento, classificação e digitalização até a guarda permanente, além do funcionamento dos sistemas de pesquisa e acesso ao acervo. A equipe foi recebida pelo diretor Rodrigo Fernando Beirão, pela gerente de Gestão Documental, Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, pelo historiador Luciano Von Fruhau e pela gerente do Arquivo Permanente, Juçara Nair Wolff.

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE