Malpi recebe exposições especiais no aniversário de 41 anos

31 de agosto de 2021

Roberto Veronez Coan, de 42 anos, com seu opala

O aniversário de 41 anos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) teve em sua programação duas exposições especiais e ainda entrada franca ao público que veio até o museu. O grupo de veículos Antigos de Orleans e ainda o Movimento das Mulheres Camponesas estiveram no local.

Conforme o coordenador do grupo, Roberto Veronez Coan, de 42 anos, os veículos são todos de moradores de Orleans, e existe a cerca de oito anos. A ideia de juntar, veio do descontentamento do proprietários dos veículos que estavam desanimados pela falta de valorização. “Então tivemos a ideia de juntar os amigos para dar uma volta pela cidade. Da nostalgia de ficar cuidando”, explica Roberto.

Com a ajuda da tecnologia um grupo de Whatsapp foi formado, e o que eram quatro amigos no início, hoje tem 70, com aproximadamente 150 veículos antigos, todos de Orleans. Na segunda-feira, 26 carros estavam em exposição. Entre eles o opala de Roberto.

A paixão começou na infância, por um amigo que cuidava de veículos antigos e isso o encantou. “Eu acho bonito. Me chama atenção o colorido dos carros antigos, que é um diferencial. Hoje é tudo meio cinza e preto”, disse, revelando que seu primeiro carro foi um Chevette. “É uma nostalgia, justamente para as pessoas relembrarem”, analisa.

Veículos de brinquedo

Entre os veículos em exposição estavam o do seu Valdir João Oliveira, que tem 66 anos. Na verdade, miniaturas de retroescavadeiras e caminhões, feitas em madeira, de um hobby que começou a 30 anos numa brincadeira. “Eu faço para distrair. Sempre fiz, na brincadeira e para vender”, revela o morador de Orleans.

Sementes crioulas

Outra exposição que o Museu recebeu foi o Movimento das Mulheres Camponesas. Eles colocaram uma variedade de alimentos disponíveis, na sua maioria orgânicos e uma variedade de sementes crioula.

O movimento em Orleans, segundo Joceliana Arnauts Sarvalagio, hoje conta com 10 famílias, localizado na comunidade de Rio das Furnas, buscando a melhor a qualidade de vida da família e a produção de alimentos orgânicos.

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611