O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, está com inscrições abertas para o Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais, que será ministrado nas dependências do Museu e do Centro de Universitário Barriga Verde (Unibave). A capacitação, que será gratuita, terá dois módulos, nos períodos da manhã e da tarde, sendo o primeiro nos dias 28 e 29 de julho, e o segundo nos dias 11 e 12 de agosto, totalizando 24horas.
Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre, a museóloga e conservadora Valdirene Böger Dorigon, que será uma das ministrantes do curso, o foco será em acervos de suporte de papel, têxteis, madeira e metal, aliando teoria e prática. Além de Valdirene, o conservador, restaurador e museólogo, Idemar Ghizzo, será o outro ministrante.
O público-alvo do treinamento são os funcionários de museus, bibliotecas, arquivos históricos, centros de memória e fundações culturais da região Sul de Santa Catarina. “Queremos buscar atender o maior número de instituições possíveis, por isso priorizamos um funcionário por instituição”, explicou Valdirene.
O curso é gratuito, realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Patrimônio e Paisagem Cultural – Edição 2021, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina.
Caso não sejam preenchidas todas as vagas, serão abertas inscrições para estudantes de áreas afins e público geral interessado. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3466-5611, e as inscrições são por meio de formulário eletrônico.