Museu ao Ar Livre é cenário para gravação de documentário da imigração italiana

09 de março de 2021

A produtora Ara produções, de Araranguá, está produzindo um documentário sobre a imigração italiana do Sul, via Lei nacional de Incentivo à Cultura. No mês de fevereiro eles estiveram gravando no Centro de Documentação Plínio Benício (Cedohi), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. No local eles colheram os depoimentos dos museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon.

Segundo um dos integrantes da equipe de produção, Josué Genuíno, o documentário vai tratar da imigração italiana para o Brasil. “Em especial na região sul do país, ocorrida entre os anos de 1870 a 1920”, comentou. O documentário tem o formato de média metragem, deve abordar os costumes incorporados à cultura brasileira e tem tempo previsto de 70 minutos de duração.

Segundo o museólogo Idemar Ghizzo, uma das fontes de pesquisa são os documentos da Colônia Grão-Pará, onde encontram-se os registros da empresa colonizadora. Foram feitas tomadas de imagens dos documentos e objetos disponíveis na unidade do Museu.

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE