O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) encerrou a programação da “17ª Primavera dos Museus”, que ocorreu de 19 a 24 de setembro, com um balanço de 486 visitas ao espaço.
Durante essa semana, o local ainda recebe a Exposição Fotográfica “Aves da Mata Atlântica”.
Conforme dados de registro do Museu, dos 486 visitantes, 336 foram alunos e professores de oito escolas dos municípios de Orleans, Tubarão e Criciúma. Na abertura da Exposição Fotográfica, o autor João Paulo Durante esteve no local conversando com alunos do Colégio Unibave.
Segundo ele, foi incrível poder falar sobre a observação de aves, ciência cidadã, preservação do meio ambiente e detalhes de sua experiência. “Foi muito prazeroso e gratificante. Eu via nos olhos deles uma alegria e um grande encantamento com as aves”, comentou João.
Ele ainda demonstrou a prática de como é feita a observação de aves e fotografou alguns animais presentes no Museu junto com as crianças, caso surucuá-variado, saíra-ferrugem, beija-flor e do pica-pau.
Votação
Quem visitou o Museu ao Ar Livre durante a semana ainda pôde participar da votação da escolha da Ave-Símbolo do município de Orleans. Uma urna colocada pela Fundação de Meio Ambiente de Orleans (Famor) ficou à disposição para escolher entre o beija-flor-tesoura, coleirinho, saíra-de-sete-cores, tangará e tucano-de-bico-verde.
Parceria
O Museu ao Ar Livre ainda foi parceiro na Programação da Primavera dos Museus do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro em Lauro Müller. Lá foi montada a exposição “Tesouros Ancestrais: Peças Indígenas de Lauro Müller”.