Museu ao ar Livre recebe recursos para restauro

14 de maio de 2021

Restauro do pórtico de Orleans será realizado pela Unibave

A prefeitura de Orleans realizou ato de assinatura de convênio nesta tarde de sexta-feira (14/05) para repasse de recursos para restauro e conservação do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. No total serão repassados R$ 50 mil em quatro parcelas, de recursos próprios da prefeitura, para a Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do museu.

Conforme a diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, os recursos serão destinados para a reposição das calhas de madeira que fazem a distribuição de água para as unidades da ferraria, atafona, marcenaria e serraria. Além disso, as rodas d’água das unidades Atafona e Marcenaria, também serão restauradas.

“O museu é o maior atrativo que temos na cidade de Orleans. Precisamos conserva-lo e para preservar a história da cidade para os visitantes e para as futuras gerações”, afirmou o prefeito de Orleans, Jorge Koch. Durante o discurso o prefeito falou em planejamento para o turismo, e repasse de recursos para manutenção de outras atrações turísticas. As esculturas do paredão, obra do artista Zé Diabo, por exemplo, deve ganhar totens explicativos e será feito a limpeza no próximo dia 2 de junho.

O reitor do Univave, Guilherme Valente de Souza, também discursou ressaltando a importância do museu.”Nosso museu é tombado pelo estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural brasileiro. É importante manter conservação do Museu para melhor atender aos visitantes, tantos os moradores da região, quanto os turistas que vistam nossa cidade”, declarou Guilherme.

Contrapartida

Em contrapartida ao projeto de conservação do Museu, o Centro

Universitário Barriga Verde (Unibave) realizará capacitação com os professores da rede municipal de Orleans. No total serão 10 horas, tratando do processo imigratório, da Colônia Grão-Pará, e da criação do município de Orleans. Ainda será oferecido uma visita guiada no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611