Os alunos do 2º ano do ensino fundamental do Colégio Unibave participaram de uma aula “prática” no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). A tarefa foi identificar os materiais naturais e artificiais, bem como conhecer seu processo de fabricação como era no passado. A equipe de colaboradores do Museu atendeu os estudantes na quarta e quinta-feira (28 e 29/06), nos períodos da manhã e da tarde.
Segundo a professora das turmas, Sandra Frasson Menegasso Mazon, o objetivo da aula foi fazer com que eles conhecessem as matérias-primas de origem animal, como lã de ovelha e couro; de origem vegetal, como algodão, madeira e cana-de-açúcar; e as de origem mineral, como argila para fabricação de tijolos, como era antigamente”, explicou.
Eles visitaram as unidades de Olaria, Oficinas Artesanais e Engenho de Cana-de-Açúcar. Conforme descreveu a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon, os alunos puderam ver de perto o algodoeiro e a lã de carneiro, os equipamentos e objetos utilizados para a transformação dos fios em tecido. Também observaram a transformação do barro em telhas e tijolos, da madeira e do couro em sapatos, e da cana-de-açúcar em melado, açúcar e cachaça.