Oficina de Conservação Preventiva de Acervos gratuita é oferecida no Museu ao Ar Livre em Orleans

27 de maio de 2024

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, receberá na semana que vem uma oficina gratuita de Conservação Preventiva de Acervos. O encontrou será nos dias 4, 5 e 6, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, pelo Programa de Capacitação Museológica da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural, em parceria com Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).

Serão oferecidas 20 vagas para profissionais de museus das sete regiões museológicas do Estado, e as inscrições estão abertas feitas por formulário on-line. As preferencias das vagas são para profissionais das instituições que possuem vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores. A oficina terá carga horária total de 20 horas.

O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os profissionais de museus sobre Conservação Preventiva de Acervos. A oficina será ministrada pelos profissionais do Atecor, a conservadora/restauradora, Karen Kremer, pelo químico Thiago Guimarães Costa, e pelo Museólogo e Coordenador do SEM/SC, Renilton Assis.

O que é o Programa de Capacitação Museológica?

O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação, reformulado em 2011, prevendo na época sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. O programa é um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação, esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete Regiões Museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.

Conservação Preventiva de Acervos

Ementa: Museus e a preservação, Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13), Política de Aquisição e Descartes de Acervos, Causas da degradação física, química, biológica e humana dos acervos. Controle ambiental em espaços museológicos. Manuseio e acondicionamento do acervo. Mobiliário adequado, iluminação e higienização dos ambientes. Registro e controle dos acervos museológicos.

Ministrantes

Karen Kremer – Mestre em Estudos da Tradução pela PGET, UFSC. Cursou especialização em Restauração e Conservação pela UIA na Itália (1999). Graduada em Licenciatura em Educação Artística habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994). Foi professora de língua e cultura italiana por dez anos. É atriz, roteirista, tradutora e dramaturga. Desde 2010 é analista de cultura, cargo público efetivo, exercendo a função de conservadora-restauradora no Atecor (Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais) da FCC – Fundação Catarinense de Cultura desde 2013, onde, atualmente, é coordenadora do setor.

Thiago Guimarães Costa – Doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Mestre em Química Inorgânica pela mesma instituição. Durante seu mestrado realizou mobilidade

acadêmica na Faculdade de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa – Portugal sob orientação da Dra. Maria Madalena Hummanes. Possui graduação em Química – Bacharelado e Licenciatura – UFSC. No ano de 2019 realizou pós-doutorado na área de química de materiais aplicada ao patrimônio cultural visando à conservação, segurança e salvaguarda de bens culturais. É bacharel em Administração Pública pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG/UDESC. É o criador e responsável do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens

Culturais Móveis – Atecor, pioneiro no Estado e sediado na Fundação Catarinense de Cultura – Florianópolis / SC, atuando na área interdisciplinar de química aplicada ao patrimônio cultural, onde realiza análise de materiais constitutivos de bens culturais e pesquisa de novos materiais que possam ser aplicados na conservação e restauro de obras de arte. Entre 2013-2018 foi o coordenador técnico do ATECOR. É conselheiro no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, gestão 2017/2019-2019-2021. É vice-presidente da Associação Catarinense de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais – ACCR, gestão 2020-2023. Revisor de revistas científicas nacionais e internacionais na área de química, ciência da conservação e patrimônio cultural. Tem experiência e realiza sua pesquisa na área de química inorgânica, visando a caracterização de materiais, comportamento eletroquímico, espectroscopia e suas aplicações na área de patrimônio cultural.

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis – Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em 2015. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007, e em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018. É servidor público da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de museólogo, exercendo atualmente a função de coordenador do Sistema Estadual de Museus. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico. Coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), 2012-2013, e o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), 2014-2015. Presidiu o 5º Fórum Catarinense de Museus, em 2019, e participou da sua organização.

Serviço:

O quê: Oficina de Conservação Preventiva de Acervos – Programa de Capacitação Museológica do SEM/SC
Quando: de 4 a 6 de junho de 2024, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30
Local: Sala 1C – Unibave e Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Endereço: Rua Pe. João Leonir Dall’Alba, 601, Bairro Murialdo – Orleans/SC
Mais informações pelo e-mail: semsc@fcc.sc.gov.br

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE