Participantes são capacitados a preservar bens culturais em tecido e papel

15 de agosto de 2022

O segundo módulo do curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais, realizado pelo Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), teve foco em acervos de suporte têxtil e papel. As atividades foram realizadas nos dias 11 e 12, no laboratório da Casa de Pedra.

Conforme a diretoria do Museu, que também ministrou o curso, Valdirene Böger Dorigon, a capacitação visou suprir uma carência da região sul catarinense, que é a falta de pessoas com conhecimento na área de preservação e conservação de acervos. “Para algumas pessoas do curso, essa foi a primeira vez que tiveram contato com esse tema”, comenta.

Todo o curso, assim como os materiais disponibilizados, foi ofertado gratuitamente e contou com a participação de 20 pessoas, de diversas instituições da região sul catarinense. A primeira etapa foi realizada nos dias 28 e 29 de julho, com a proposta de alinhar teoria e prática. Além de Valdirene, o restaurador e museólogo, Idemar Ghizzo, também trabalhou nas aulas da capacitação.

Aos alunos da capacitação foi entregue um kit com materiais para as atividades práticas, uma apostila básica sobre a temática do curso e certificado de participação pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). O curso foi realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Patrimônio e Paisagem Cultural – Edição 2021, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina.

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 9 9904-2739 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE