Profissionais do Museu ministram curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais para museus do oeste catarinense

curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais para museus

Vinte instituições museológicas do oeste de Santa Catarinense participam do “Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais”, realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural – Edição 2019. Promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a capacitação está sendo ministrada por profissionais do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon.

Os encontros estão acontecendo de forma virtual, devido a pandemia de Covid-19, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/05). Depois acontecerá uma segunda etapa, nos dias 31 de maio e 1º de junho, totalizando 24 horas de curso. As aulas serão teóricas e práticas, com foco em conservação preventiva de acervos fotográficos, acervos têxteis, acervos em madeira e acervos em metal.

As transmissões estão sendo realizadas direto do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Cada participante receberá um kit de materiais para o curso e um livro sobre conservação e restauração.

O museólogo Idemar Ghizzo destaca que a capacitação dos colaboradores aumenta a durabilidade do acervo. “O curso vai preparar os profissionais para lidar com as adversidades cotidianas dos espaços e saber realizar pequenas intervenções”, comentou o museólogo.

O curso é coordenado pelas historiadoras Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, em parceria com o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito (CEMAC) e o Centro de Documentação do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó) e parceria com o Unibave.

@museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 3466-0011 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE