Unibave finaliza restauro do Pórtico Centenário de Colonização de Orleans

Pórtico Centenário

A equipe do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) encerrou nesta semana o restauro no Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans. Foram 20 dias, desde o início dos trabalhos. A equipe do Unibave foi contratada pela prefeitura de Orleans, por meio do departamento de Cultura e de Turismo. Na finalização da obra o governo municipal ainda instalou iluminação cênica para dar ainda mais destaque ao pórtico.

Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, que integra a equipe de restauro do pórtico, a estrutura apresentava desprendimentos superficiais em diversos pontos. “Isso deixava a estrutura metálica aparente, com manchas e pichações. Na área dos painéis, apresentava desprendimento da camada pictórica dos relevos figurativos, estes e outros problemas, que foram sanados com a restauração”, explicou Valdirene.

Com o trabalho, os técnicos procuraram manter as características originais da obra, contribuindo para a melhoria da estética e sua conservação. Trabalharam no restauro, além da diretora do museu, o museólogo e restaurador Idemar Ghizzo, e ainda o técnico de segurança, Patrick Luiz Antunes e o engenheiro civil, Júnior Serafim Corrêa.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, comentou a finalização do trabalho afirmando que é meta cuidar do patrimônio cultural. “Estamos trabalhando com todo o cuidado e carinho para revitalizar todos os nossos pontos culturais e turísticos do município. O Pórtico é um desses locais, e por isso, nosso empenho em deixá-lo totalmente restaurado. Assim tanto a população orleanense, quanto os nossos visitantes podem admirá-lo “, declarou o prefeito.

O Pórtico

O Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans, é um monumento com painéis produzidos em alto relevo, que representam cenas históricas, da colonização do município e de sua economia. Como a passagem da estrada de ferro e criação do município. A obra foi iniciada em 1984 e inaugurada em 30 de agosto de 1987. O projeto é de José Paulo Angulski, Paulo Afonso Dalsasso, Luiz Carminati e José Fernandes (Zé Diabo).

@museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441
Bairro Murialdo, Orleans - SC
Fones: (48) 3466-0011 / (48) 3466-5611

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE