Unibave recebe visita de municípios catarinenses participantes do programa DEL

31 de janeiro de 2024

Cerca de 75 pessoas, representantes dos municípios de Abdom Batista, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Brunopolis, Urubici e Jaguaruna, estiveram nesta terça-feira, visitando o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Eles integram o Programa Gente Catarina na implementação da Agenda de Desenvolvimento Territorial por meio do Governo do Estado de Santa Catarina com uso da metodologia do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e vieram conhecer o case de Orleans. O município participa do programa Del desde meados de 2019, o que já resultou até em prêmios internacionais.

O pró-reitor de Administração e Inovação do Unibave, Dimas Ailton Rocha, acompanhou a visita e apresentou a Incubadora Inventa e o espaço executivo. “Nós apresentamos as nossas áreas de atuação e como o Unibave participa junto com o Del no planejamento do desenvolvimento do município e da região”, relatou Dimas. Os visitantes ainda realizaram uma visita guiada ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

No roteiro da missão técnica, os visitantes ainda conheceram empresas e tiveram acesso a detalhes dos prêmios e outros trabalhos realizados pelo projeto junto ao município. O secretário de indústria, comércio e turismo de Bom Retiro, Jefferson Ulisses Nunes, diz que o trabalho está iniciando no município e que desde 2021 o objeto é colocar Bom Retiro como um dos principais destinos turísticos da serra catarinense. “A gente está começando. Com essas experiências abrimos nossas visões. Às vezes a gente acha que é muito complicado, e quando se vem para cá, se vê coisas simples que pode desenvolver em Bom Retiro”, comenta o secretário.

Já o empresário e corretor de imóveis de Urubici, Thiago Huthiele, comenta que a visita foi sensacional. “São projetos assim que trazem crescimento para a região, que ajudam futuros empreendedores a tirar seus sonhos do papel”, afirma. Ela relata que já teve a experiência de estar em uma incubadora, no Parque Órion em Lages, e diz que é importante para os envolvidos e toda a região ao redor.

Whatsapp Museu @museuarlivre @museuaoarlivre Como Chegar
Rua Padre João Leonir Dall’Alba - 441